quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Marcha da juventude movimenta dia da Consciência Negra

                                                                                       
Diversos segmentos da população e movimentos sociais marcharam pelas ruas de Vitória na última terça-feira, 20 de Novembro, em protesto contra o extermínio da juventude negra. Com faixas, cruzes e carro de som, o grupo chamava a atenção sobre o alto índice da violência contra os jovens e, principalmente, para garantir a igualdade racial e de gênero, na data em que se celebra o Dia da Consciência Negra. 

Em sua quinta edição, a marcha é uma organização do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espirito Santo, o Fejunes. No estado que detém a segunda maior taxa de homicídios do país, com média de 50 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, 93% das vítimas são jovens negros, em especial os de baixa renda. A taxa de homicídio de negros do Espírito Santo é de 62,3 mortes por 100 mil habitantes, segundo o Mapa da Violência 2012. Para se ter uma noção, em relação aos brancos, o índice é de 17,1 por 100 mil. Para o presidente do fórum, a realidade é consequência da falta de políticas públicas e ações afirmativas que busquem reverter este quadro: "Já se passou quase um ano de Governo e até agora Casagrande não se manifestou sobre a Lei 7.723/04, que institui as políticas de promoção da igualdade racial no Espírito Santo. O movimento negro aguarda uma agenda com o governador desde o início do seu mandato”, cobra Luis Inacio Rocha. 

O movimento começou na antiga Capitania dos Portos, no Centro de Vitória, às 8 horas da manhã, e seguiu até o Museu do Negro do Espírito Santo. No caminho, o grupo passou pelo Palácio Anchieta, onde foi protocolado um documento reivindicando políticas públicas voltadas para os jovens negros. Apresentações de música, dança e discursos sobre a importância da data marcaram o ato que se encerrou por volta das 13h.  Além disso, como nos anos anteriores, foram fincadas cruzes nas proximidades do Palácio em memória às centenas de jovens negros assassinados este ano no Estado.

Para saber mais sobre o movimento da juventude negra no Espirito Santo, acesse o site do fejunes ou seu perfil na rede social facebook: 
www.fejunes.org.br  
www.facebook.com/fejunes.espiritosanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário