terça-feira, 2 de agosto de 2011

Charge: “Espelho, espelho meu” - Não é Conto de Fadas

Espelho, espelho meu, por Leonardo Almenara
Neste trabalho inaugural do projeto Web Charge – projeto aprovado nos editais 2011 do Programa Rede Cultura Jovem –, o Estúdio Cosmonauta presta homenagem a todos os segmentos da sociedade civil organizada que encampam a Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens (ES).

No dia 30 de Junho (2011) ocorreu na Assembleia Legislativa do Espírito Santo uma sessão especial que tratou dessa questão e tanto eu (Leonardo Almenara) quanto Laíssa Gamaro – ambos do Estúdio Cosmonauta – estivemos presentes. 

Foram apresentados dados da pesquisa “Homicídio juvenil: de quem estamos falando?”, que traça um perfil da juventude vitimada no Espírito Santo e mostra que de janeiro a maio deste ano, 391 jovens foram mortos (homicídio), segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança. Aponta também que desse número 77% eram jovens negros.

Mais de 120 pessoas estiveram presentes.

Lembramos também que já estão ocorrendo as reuniões de articulação para a construção da 4ª Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra. Essa ação é coordenada pelo Forúm Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (FEJUNES) e tem como objetivo alertar a sociedade capixaba a respeito do extermínio físico e cultural sofrido pelo segmento.

Sua realização se dá no dia 20 de novembro, data em que se resgata e se reafirma a Consciência Negra.

A charge “Espelho, espelho meu” faz parte de uma série maior que criamos recentemente, intitulada “Não É Conto de Fadas”. Essa série irá propor novas leituras – e quem sabe, ressignificações – para os clássicos e tão populares contos de fadas, enraizados em nossa cultura a partir de leituras feitas principalmente pela indústria cultural, via produtos midiáticos, como desenhos animados, histórias em quadrinhos, livros... vide as clássicas (e polêmicas!) versões da Walt Disney sobre os contos dos irmãos Grimm.

Estamos muito felizes com o espaço concedido pelos diversos sites parceiros que toparam veicular nossos trabalhos, entre eles o site do Centro de Referência da Juventude. Esperamos manter ao longo do projeto uma boa qualidade tanto em termos de ideia e abordagem, quanto em soluções gráficas. 
Grande abraço a todos e até semana que vem.
Ass,

Nenhum comentário:

Postar um comentário