terça-feira, 23 de agosto de 2011

V Festival Prato da Casa - 2ª Fase


O júri técnico, composto pela Equipe Bandejão 104,7 e Equipe Rádio Universitária, votou e JÁ selecionou as 48 bandas/músicos que passaram para a 2ª fase do Festival!

Agora é com você! A partir desta segunda-feira, fique ligado na programação do Bandejão 104.7 e vote na sua preferida.O programa vai ao ar de Segunda à Sexta de 12h às 14h, na Rádio Universitária. Você poderá votar pelo telefone 3335-7914, só será validado durante o programa. Vote e participe!

As músicas você concorrentes você pode conferir no site: http://www.espiritorock.com/.

A cada semana 12 bandas disputam 3 vagas! O balanço de todos estes votos classificará 3 bandas em cada semana.

Segue abaixo as “chaves” das bandas que serão apresentadas durante as semanas de votação.

De 08/08 – 12/08 ( CHAVE 1) 
Banda de Rock
Nélio Torres e Banda
Láskin
Worship
Megazord
Psychodeath
Dyfi
Desktop
Felipe Prestes
Wolf at the door
Ifrikanns Dubs
Acorde prum sopro

De 15/08 – 19/08 (CHAVE 2) 
Estilo Heartbreaker
Edson Sagaz
Lagartos Fantoches
Subzona
Pier23
Snowdown
ND7
Nós
Tripoint
Banda Oxamado
Leciprian’s
Quatrilho

De 22/08 – 26/09 (CHAVE 3)

Ninetieth storm
Eduardo Ojú
Taiaguara
Elemento Zero
Jack
Yesterdaze
Banda Reação
Fuse
Oghan
Moana
Derengos
Paulo Godoy

De 29/08 – 02/09
 (CHAVE 4) 
Zaarg
Metropolisun
Fusion dub
Sativos Reggae
Mozin
Vociferax
Reabilitados
Yuri Augusto e Borges
André Prando
Barbara Dauras
Léo Pestana
Mc Jack da Rua

Mais informações: http://bandejao1047.wordpress.com

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ainda há vagas nas oficinas e workshops do CRJ


Foram abertas, nessa semana, vagas remanescentes para 6 opções de oficinas e 2 workshops gratuitos no Centro de Referência da Juventude (CRJ). As inscrições podem ser feitas até o dia 25 e são destinadas para jovens entre 15 a 29 anos, preferencialmente moradores de Vitória.
Entre as oficinas o jovem tem a oportunidade de se inscrever em teatro, forró (Projeto Forró Iá) e bombom caseiro. E para quem quer fazer um esporte, tem a opção das oficinas de Judô e de Capoeira (Grupo Cativeiro).
Além das oficinas, o CRJ também oferece os workshops de fotografia e de operador de mesa de som. Esse último vai ser dado pela Equipe Sombra, que está desde 1999 no mercado capixaba.
Segundo Max Dias, coordenador do CRJ, esse workshop é destinado para aquelas pessoas que já estão trabalhando nessa área e tem interesse de aprender mais. “É uma novidade que o Centro está oferecendo em parceria com uma empresa tradicional no Estado”, afirma Max.
Para se inscrever nas oficinas é necessário levar documento de identidade e comprovante de residência. O Centro de Referência da Juventude fica na Av. Vitória, nº1.320, Ilha de Santa Maria, ao lado da Localiza SemiNovos. Mais informações pelo telefone 3132-4042.

Serviço
Inscrições para oficinas e workshops do CRJ
Até dia 25 de agosto.
Levar documento de identidade e comprovante de residência.
CRJ: Av. Vitória, nº1.320, Ilha de Santa Maria, ao lado da Localiza SemiNovos.
Telefone: 3132-4042.



Oficina
Dias
Horário
Vagas
Teatro
Terça e 
Quinta-feira
14:30 - 17h
11
Teatro
Segunda e 
Quarta-feira
18:30 - 20:30
10
Projeto Forró Iá
Terça e 
Quinta-feira
18:30 - 20:30
Ilimitado
Grupo de Capoeira       
Cativeiro  
Quarta e 
Sexta-feira
18:30 - 20:30
Ilimitado
Bombom caseiro
Setembro
(Sem data confirmado) 
Manhã ou tarde    
18
Judô
Segunda e 
Sexta-feira
19:30 às 21h
13

Workshops
Dias                                        
Horário           
Vagas
Fotografia                           
4 encontro nas sextas-feira   
 a partir do dia 26/08
14h - 17h
5
Operador de Mesa
de som (Equipe Sombra)
Sem data confirmado
(2 encontros)
Noite
10



Bate-papo com Marcelo Pedal Verde


Marcelo Pedal Verde, skatista carioca, está percorrendo o Brasil para avaliar e reivindicar condições para a prática desse esporte nos municípios por onde passa.
Desde de o início da semana Marcelo está em Vitória. E amanhã ele vai participar de um bate-papo aberto no CRJ, a partir das 18:30.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Edital Teias Jovens


Essa é para você que participa de um coletivo juvenil. O Forúm Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (FONAJUVES) em parceria com a RedAmérica (Fundo Iniciativa Comum) realizam o edital Teias Jovens para apoiar coletivos juvenis localizados na Região Sudeste. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de agosto.

Os coletivos juvenis podem ser ou não constituídos juridicamente, podem estar ou não associados a alguma organização não-governamental e podem exercer suas atividades em qualquer área de atuação (grupos artísticos, grêmios estudantis, entre outros).

Mais informações pelo e-mail sobradocultural@gmail.com ou pelo blog www.imagemcidadania.blogspot.com

Baixe aqui o edital e o formulário de inscrição

sábado, 6 de agosto de 2011

Charge 02: - Quem quer essa Vila Velha?


- Quem quer essa Vila Velha, por Laíssa Gamaro
Novo Plano Diretor Municipal de Vila Velha (PDM) foi alterado sob a orientação de interesses privados e sem ampla discussão com a sociedade.  O PDM em questão prevê pesados impactos ambientais para o município.

No último dia 14 de julho de 2011, 15 vereadores contra 2 aprovaram as alterações no PDM de Vila Velha que prevê a criação de um superporto na região de Interlagos e a delimitação de sete distritos industriais na região rural do município. Áreas como a Reserva Natural de Jacarenema, lagoas e outras áreas verdes deverão ceder espaço aos novos empreendimentos.

O arquiteto responsável pela construção do novo PDM, Antônio Challub, quando questionado a respeito dos interesses da construção do novo Plano, deixou bem claro que ele foi financiado pela iniciativa privada e, mais especificamente, por empresários e donos de terras das localidades agora transformadas em distritos industriais.

O município de Vila Velha já é conhecido nacionalmente como uma cidade entrecortada por valões a céu aberto e profundas desigualdades sociais – qual é o turista que desce a terceira ponte e não experimenta o cartão postal do município entrando pelas narinas e agredindo o olfato? Diferentemente de um movimento que deveria se orientar para reverter o quadro instalado revitalizando o município e distribuindo renda, o que está sendo proposto é a implementação de um modelo desenvolvimentista que aprofunda sistematicamente a degradação ambiental da região e não se propõe resolver as questões sociais.

A Região Cinco de Vila Velha – que compreende os bairros de Terra Vermelha, Interlagos, Ponta da Fruta e Barra do Jucu, dentre outros – será a área mais afetada. Ocorre que está região é historicamente a menos assistida por politicas de infraestrutura e amparo social do município. Portanto, mudanças desse porte no PDM sem um replanejamento urbano para essas áreas – instalação de redes de saneamento, mais escolas e hospitais – é, no mínimo, um profundo desrespeito para com as populações locais, além de uma seríssima agressão ao patrimônio natural da cidade.

E isso tudo foi votado sem ampla convocação e mobilização da sociedade para o debate, desmontando o que se compreende por audiência pública, estritamente necessária neste caso. Além disso, o Plano Diretor Municipal aprovado está sujeito a ações de rechaço por parte do Ministério Público Estadual (MPES) que poderá entrar com ações de impedimento, já que por lei alterações desse porte só podem ser feitas em intervalos de cinco anos, sendo que PDM anterior foi feito em 2008.

Curtam a síntese que a ilustradora e chargista Laíssa Gamaro encontrou para esta questão.

Saiba mais sobre o projeto: www.estudiocosmonauta.com.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Agosto é o mês da 2ª Conferência de Juventude de Vitória


Esse ano acontece a 2ª Conferência Nacional da Juventude, com as etapas estaduais, municipais e livres. Em Vitória, a etapa municipal acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto. Antes da etapa municipal, acontecem as pré-conferências, em que serão definidos parte dos delegados para participarem da Conferência Municipal.

A Conferência é uma iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a construção e fortalecimento das políticas nacionais juvenis. O tema desse ano é “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”.

Serão 8 Pré-Conferências e a primeira está prevista para o dia 8 de agosto. Essa acontece no Centro de Referência da Juventude, apartir das 19h.

De acordo com Max Dias, coordenador do CRJ e participante da Comissão Organizadora Municipal, “É importante que os movimentos de juventude da capital interessados em participar da Conferência Municipal, participem das Pré-Conferências, pois é através delas que alguns delegados serão nomeados”.

As Pré-Conferências são abertas e destinada para os grupos ligados a juventude da sociedade civil e jovens em geral que estejam interessados em discutir políticas públicas para a juventude.

Saiba mais sobre a 2ª Conferência Municipal de Juventude de Vitória, clique aqui.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Charge: “Espelho, espelho meu” - Não é Conto de Fadas

Espelho, espelho meu, por Leonardo Almenara
Neste trabalho inaugural do projeto Web Charge – projeto aprovado nos editais 2011 do Programa Rede Cultura Jovem –, o Estúdio Cosmonauta presta homenagem a todos os segmentos da sociedade civil organizada que encampam a Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens (ES).

No dia 30 de Junho (2011) ocorreu na Assembleia Legislativa do Espírito Santo uma sessão especial que tratou dessa questão e tanto eu (Leonardo Almenara) quanto Laíssa Gamaro – ambos do Estúdio Cosmonauta – estivemos presentes. 

Foram apresentados dados da pesquisa “Homicídio juvenil: de quem estamos falando?”, que traça um perfil da juventude vitimada no Espírito Santo e mostra que de janeiro a maio deste ano, 391 jovens foram mortos (homicídio), segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança. Aponta também que desse número 77% eram jovens negros.

Mais de 120 pessoas estiveram presentes.

Lembramos também que já estão ocorrendo as reuniões de articulação para a construção da 4ª Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra. Essa ação é coordenada pelo Forúm Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (FEJUNES) e tem como objetivo alertar a sociedade capixaba a respeito do extermínio físico e cultural sofrido pelo segmento.

Sua realização se dá no dia 20 de novembro, data em que se resgata e se reafirma a Consciência Negra.

A charge “Espelho, espelho meu” faz parte de uma série maior que criamos recentemente, intitulada “Não É Conto de Fadas”. Essa série irá propor novas leituras – e quem sabe, ressignificações – para os clássicos e tão populares contos de fadas, enraizados em nossa cultura a partir de leituras feitas principalmente pela indústria cultural, via produtos midiáticos, como desenhos animados, histórias em quadrinhos, livros... vide as clássicas (e polêmicas!) versões da Walt Disney sobre os contos dos irmãos Grimm.

Estamos muito felizes com o espaço concedido pelos diversos sites parceiros que toparam veicular nossos trabalhos, entre eles o site do Centro de Referência da Juventude. Esperamos manter ao longo do projeto uma boa qualidade tanto em termos de ideia e abordagem, quanto em soluções gráficas. 
Grande abraço a todos e até semana que vem.
Ass,